segunda-feira, 22 de junho de 2020

Criando o texto de uma cena - parte 1

Oi Pessoal,

Agora que já lemos algumas cenas escritas por dramaturgos podemos pensar em escrever uma cena criada por nós. Que tal?

Como estímulo inicial, partiremos desse livro chamado Os Vizinhos, escrito e ilustrado por Einat Tsarfati, traduzido do hebraico por George Schleisinger e publicado pela editora Pequena Zahar, 2019.

No vídeo abaixo, faço uma leitura do livro e uma propostas de criação de cena.

No contexto atual, resguardados em nossas casas e apartamentos, podemos observar janelas e pensar em nossos vizinhos, como será a vida deles? Temos alguns indícios através de suas portas? E se eles tivessem vidas fantásticas? Foi isso que a autora imaginou e é isso que imaginaremos para a criação de nossas cenas.



Parte 1 -
Depois da leitura, escolha um dos apartamentos do livro, escolha um ou dois personagens desses apartamentos e imagine suas vidas. Faça perguntas para você mesmo sobre o que eles comem, o que gostam, sobre o que conversam, do que têm medo, pelo o que brigam etc...

Parte 2 - Improvisando o diálogo.

Imagine um diálogo entre as duas personagens escolhidas. Se você tiver companhia na sua casa, pode pedir ajuda para improvisar uma conversa entre eles. Senão, pode fazer essa improvisação com algum amigo, através de um telefonema, ou outra plataforma virtual.

Se for mais fácil para você fazer o exercício sozinho, imagine-se nessa situação e tente inventar esse diálogo.

Parte 3 - escrever a cena.

Tente agora registrar essa cena que você imaginou. Lembre-se quem disse o que, quais as ações que foram feitas, o cenário etc...

No próximo post tornaremos esse registro um texto para uma cena!

Compartilhem comigo para eu saber como foi e para trocarmos com os colegas.

Beijos
Isis


Nenhum comentário: