quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ação

Oi Pessoal,

Enquanto espero os vídeos de vocês realizando diferentes ações com a folha de papel, pensei em falar um pouco sobre ação.

Percebi, olhando os exercícios com os objetos, que eu falo bastante de ação. Mas o que é ação?

No teatro, a gente sabe o que está acontecendo ou o que os atores estão sentindo ou pensando através de suas ações, do que eles fazem e de como fazem determinada coisa.

Vejam o vídeo abaixo.



Relembrando:
1 - escolham uma ação simples.
2 - determinem onde ela começa e onde termina
3 - faça essa ação pequena, depois média, depois grande.
4 - o que você sente quando faz a ação pequena, média e grande? É diferente? Provoca leituras diferentes em quem está assistindo?

As respostas dessas perguntas não são objetivas e são diferentes conforme a ação que você escolhe. É como se cada uma dessas formas contasse uma história diferente.

Por exemplo, observando as ações que eu fiz no vídeo o que você diria: se eu fosse uma noiva feliz, de qual forma eu colocaria a aliança? E se eu estivesse triste com o casamento?




Velocidades da ação
Nesse vídeo acima eu falo sobre as velocidades da ação.

1 - Experimente fazer a ação que você escolheu de forma lenta, numa velocidade média e depois rapidamente.
2 - O que essa ação provoca em você e no espectador quando realizada de forma lenta? E média? E rápida?

Agora, coloque uma música e misture: Faça a ação de forma grande e lenta, grande e rápida, pequena e média...



Você achou difícil?
Me conta qual ação você escolheu e o que você percebeu sobre as sensações provocadas em você e no público.



Nenhum comentário: