segunda-feira, 11 de maio de 2020

Mímica

Oi Pessoal,

Como estão?

Hoje vamos falar de Mímica: Vocês sabem o que é mímica?

Muitas vezes as pessoas usam esse termo para as ações sem palavra.

No dicionário temos a seguinte definição:

Mímica
substantivo feminino

  1. 1.
    maneira de expressar o pensamento por meio de gestos, expressões corporais e fisionômicas.



  1. 2.
    a arte de assim se expressar; pantomima.


Você já viu aquele artista que pinta o rosto de branco, usa geralmente luvas e cria objetos no espaço? Esse artista é conhecido como mímico. Algumas pessoas chamam o que ele faz de Pantomima.

Marcel Marceux foi um artista Francês que desenvolveu muito a arte da Pantomima. Muitas vezes, existe um certo preconceito em relação a essa linguagem que foi considerada "simples" em determinado momento, mas é um trabalho muito minucioso e complexo, que parte de um estudo das ações e do corpo humano. Nesse link você pode ver um vídeo do artista Marcel Marceau.


Reparem na materialidade que ele tenta dar aos objetos imaginários. Ele busca em seu corpo o peso, a textura, o som do objeto, ele tenta colocar verdade na sua atuação, mesmo sendo óbvio que aquilo não é real.

Uma curiosidade sobre ele:
Antes de se dedicar completamente ao estudo da mímica, ele teve uma atuação importante durante a Segunda Guerra Mundial. Ele ajudava crianças judias a escaparem dos nazistas. Essa história é contada no filme "Resistance" de Jesse Eisenberg, lançado recentemente.

No teatro, alguns artistas começaram a estudar a ação profundamente e começaram a decupá-la, separá-la em pedacinhos pequenos. Esse estudo foi se aprofundando cada vez mais e os artistas foram criando partituras (como as musicais) de movimentos para determinadas ações.

A isso se deu o nome de Mímica moderna. Etiene Decroux pode ser considerado pai da mímica moderna.

Ele dividiu o corpo em muitos pedacinhos para que o artista tivesse domínio de cada parte e pudesse, então, construir a ação a partir disso.

Nesse vídeo abaixo o artista Luis Louis dá uma demonstração de como é essa decupagem.


Mesmo com toda essa técnica, é importante dizer que o mímico sempre tem os olhos brilhando e fala com verdade.

É como o músico: quanto mais técnica e estudo, mais liberdade ele tem para deixar sua sensibilidade falar através da música, ou da mímica, no caso.


Gostaram de saber um pouco mais sobre a mímica?
Saber disso, muda o olhar de vocês sobre ação?
Me contem
Beijos e até quarta-feira!

Nenhum comentário: