quarta-feira, 27 de maio de 2020

Falando um texto sem pontuação

Oi pessoal,

dando continuidade ao trabalho de falar um texto escrito, a brincadeira agora é investigar várias possibilidades de dizer um mesmo texto. Pode parecer um pouco complicado, mas vale a pena tentar.

Um texto sem pontuação, pode ganhar significados diferentes de acordo a intenção de quem fala e a situação. Quando o texto é escrito, ele ganha sentido, conforme a pontuação.

Nesse vídeo abaixo, temos vários exemplos de como a pontuação, no caso a vírgula, pode transformar o sentido das frases.



Quando um texto é dito, ele ganha ainda mais possibilidades de sentido. Pensando nisso, veja a seguinte situação:

Está chegando o aniversário do Bruno e ele escreveu esse bilhete

"Pai eu quero um celular não um tênis de modo algum gostaria de ganhar uma camisa oficial do meu time"

Se você usar vírgulas, interrogações, pontos finais, reticências, exclamações você pode mudar o sentido da frase e os desejos do Bruno.

Vamos experimentar?

Imagine que você está gravando esse recado para seu pai, detalhe a situação definindo qual o presente que você quer. Como você falaria essa frase se quisesse uma camisa oficial do time? E se quisesse um tênis?
Defina também as características da pessoa que você está representando, como ela falaria se fosse: uma pessoa muito decidida, se tivesse dúvida, se fosse mimada, etc?

Tente fazer pelo menos duas possibilidades, experimente fazer isso sem tirar ou incluir palavras que não estão escritas.

Me manda que eu quero ver o que você criou!

(No próximo post eu colocarei alguns vídeos com exemplos, para quem achou difícil entender as diversas possibilidades. Mas gostaria que vocês primeiro tentassem do jeito que vocês entenderam.)

Beijos





Nenhum comentário: