quarta-feira, 13 de maio de 2020

O agora e o depois

Oi Pessoal,

Vamos usar as ações para falar do presente e do futuro?

Estamos muito distantes do teatro, mas uma das belezas dele é que podemos trazer qualquer universo para dentro da sala fechada.

No cinema, temos muitos recursos para recriar situações, cenários, pessoas. Ele busca que as coisas se pareçam com a realidade. Mesmo os mundos fantásticos.

No teatro, tudo isso vem ao palco através dos atores. E mesmo os outros recursos contam com a imaginação do público para se completar.

Veja o que a aluna Rafaela tem feito na quarenta e o que ela mais quer fazer quando o isolamento acabar.



Se a Rafa estivesse no teatro e eu pedisse para ela contar o que tem feito na quarentena e o que gostaria de fazer, ela faria da mesma maneira? Provavelmente não. Ela usou os recursos que tinha na casa dela. Se estivéssemos em aula, ela provavelmente faria essas ações imaginando os objetos e os lugares.

Vamos então imaginar que estamos nas aulas, sem muitos recursos nem objetos, para fazer os dois exercícios que seguem:


1 - Pense na coisa que você mais faz durante a quarentena.
(Por exemplo: assistir aulas à distância, dormir, ver televisão, ler, mexer no celular, comer, ficar com sua família, tocar algum instrumento musical, etc...)
- Escolha uma dessas ações.
A próxima vez que você realiza-la, preste bastante atenção no peso do objeto, como é o movimento que você realiza, o que você sente. Tente atentar para cada detalhe e guarde na sua cabeça.
- Realize essa ação sem o objeto.
Vá para um lugar diferente da casa e imagine-se nas aulas de teatro. Tente realizar a ação sem usar o objeto real, apenas imaginando (como na mímica). Tente trazer todos os detalhes da ação para o seu corpo: o peso do objeto, a energia que você usa para realizar o movimento, o que você sente, tente materializar o objeto a partir do seu corpo.
(Você pode fazer sozinho, pode chamar alguém da sua casa para assistir e dizer o que entendeu do que você fez e/ou pode gravar e me mandar!)

2 - Pense no que você gostaria de fazer quando a quarentena acabar.
- Agora, sim vamos aproveitar o teatro para criar uma realidade. A Rafa disse que o que ela mais quer fazer é abraçar sua avó. O que você mais quer fazer? Pode ser algo concreto e possível como abraçar alguém que você está com saudade. Ou pode ser algo mais difícil, como: gostaria de andar de montanha russa, viajar para a França. Ou ainda pode ser algo imaginário: voar de asa-delta, ir para a lua.
- Como você poderia representar essa ação sem os objetos ou pessoas? Experimente imagina-la com a maior quantidade possível de detalhes. Pense em peso, temperatura, som, sensações provocadas. Tente materializar esses detalhes e sensações no seu corpo.
(novamente, você pode fazer sozinho, apresentar para alguém da sua casa e/ou gravar e me enviar)

Uma das belezas do teatro é poder trazer universos distantes para dentro da sala. Vamos aproveitar isso para trazer o que quisermos para as nossas casas, nesse momento em que não podemos sair.

E aí? Me conta o que você anda fazendo, o que gostaria de fazer e o que trouxe imaginariamente para dentro de casa! Mandem fotos, textos, áudios ou videos para isismadi@gmail.com

Beijos e até o próximo post!


Nenhum comentário: